Educação como mantra
Educação como
mantra
Por Valter Batista de Souza,
professor e especialista em Gestão Pública
Artigo publicado no Jornal Diário do Litoral em 06/04/2015
O Brasil já investe mais porcentagem do PIB em
Educação, do que países desenvolvidos como Japão e Estados Unidos. Em 10 anos,
um aumento de quase 50% nos investimentos, priorizando a Educação Básica,
triplicou o gasto por aluno e chegou a mais de R$ 6.000,00/ano. Em 2003 era de
cerca de R$ 2.000,00/ ano. Isso representa 6,6% de nosso PIB, mais de R$ 440
bilhões anuais. É bastante dinheiro para qualquer país. No Japão, o total
investido em educação não chega a 4% do PIB. O Plano Nacional de Educação prevê
que até 2024 este gasto chegue a 10% do PIB, o que pode quase dobrar o que se
aplica por aluno atualmente e superar os investimentos em educação de países de
IDH super elevado, como a Noruega, onde o investimento de 8,8% do PIB em
Educação, coloca o país na dianteira deste ranking.
Por que isso é importante? Os especialistas em economia
afirmam que a Educação de Qualidade pode ter um impacto sobre o PIB de um país de
até 23%, ou seja, investimentos nesta área podem aumentar a capacidade
econômica de uma Nação de forma definitiva. Não há nenhuma política pública
isolada que faça tanta diferença e tenha como consequência este fenômeno de aumento
do PIB de um país, como o investimento em educação. Neste aspecto, investimento
mesmo e não gasto, porque, na verdade, quando falamos em gasto por aluno, não
estamos levando em consideração este efeito sinérgico que os recursos aplicados
em educação têm em uma sociedade. Por isso tratar estes recursos como
investimentos. São valores que retornam com melhoria da qualificação de mão de
obra, aumento da produtividade, redução de problemas de saúde, maior facilidade
no acesso à informação, de modo que, num país emergente como o Brasil, ampliar
investimentos em educação é uma obrigação moral e uma boa prática de gestão.
A questão agora é discutir como estes recursos devem
ser distribuídos e geridos. Ainda muito centralizados, o que chega às escolas é
um volume muito pequeno, comparado com o que sai dos cofres públicos. Falta
dinheiro na escola, num quadro em que só aumentam os recursos aplicados na
educação. Este é o gargalo que deve ser superado, o que só vai acontecer com a
profissionalização da gestão das escolas e a ampliação da sua democratização,
com fundamental e efetivo incentivo à participação da sociedade nas decisões
sobre investimentos e aplicação de recursos, através dos Conselhos Escolares.
Apesar do contingenciamento de recursos e do corte
orçamentário previsto para este ano pelas diversas esferas de governo, só o
Governo Federal fala em redução de R$ 6 a 8 bilhões, há dinheiro suficiente
para que o lema Pátria Educadora seja defendido como um mantra, não porque seja
o lema de um governo, mas porque é o caminho que temos que defender para nos
colocar no rumo do desenvolvimento econômico e social, melhorando a qualidade
de vida das pessoas e oferecendo oportunidades que antes não eram acessíveis a
todos.
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