ATIVIDADES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “NASCIDOS EM BORDÉIS”
Respondam as questões a seguir:
A)
A arte fotográfica mudou a vida de algumas das crianças dos bordeis do Distrito da Luz Vermelha, em Calcutá, na Índia. Agora é a sua vez. Mostre o mundo em que você vive, através de alguma expressão artística. Pode ser em fotografia, desenho, pintura, música, poesia ou vídeo. Use a sua inspiração e os sentimentos que o documentário despertou em você, como ponto de partida, mas não deixe de lado o seu olhar. Apresente suas expectativas e sonhos também. Bom divertimento!
O documentário foi rodado em iCalcutá, Índia, retratando o cotidiano dos filhos de prostitutas no Distrito da Luz Vermelha. A cultura indiana está bem representada na trilha sonora, nos trajes, na língua, na religiosidade e no sistema de castas, determinante para o futuro das crianças ali apresentadas.
Elabore uma redação, explicando:
a) O que mais
lhe chamou atenção nas histórias ali retratadas?
b) O que você
destaca de positivo e de negativo no documentário assistido?
c) Que
exemplos de vida você consegue tirar do filme assistido?
d) A partir do
filme, que imagem você passou a ter da Índia e de seu sistema de castas?
e) O que você
conseguiu observar de coisas “parecidas” com o Brasil?
f) O que você
conseguiu observar de coisas “diferentes” do Brasil?
C)
Responda às questões:
1) Em que continente localiza-se a Índia?
2) Por que dizemos que a população indiana é importante para o mundo?
3) O documentário expõe um lado de pobreza e desigualdades na Índia. Explique sobre isso.
4) A Índia tem uma divisão social histórica em CASTAS. Explique o que isso significa.
5) Por ter sido colônia britânica, a Índia tem grande número de habitantes que falam inglês. Como isso pode ajudar o país social e economicamente?
D)
Atividade em Grupos de até 3 alunos
Responda às questões:
1) Em que continente localiza-se a Índia?
2) Por que dizemos que a população indiana é importante para o mundo?
3) O documentário expõe um lado de pobreza e desigualdades na Índia. Explique sobre isso.
4) A Índia tem uma divisão social histórica em CASTAS. Explique o que isso significa.
5) Por ter sido colônia britânica, a Índia tem grande número de habitantes que falam inglês. Como isso pode ajudar o país social e economicamente?
D)
Atividade em Grupos de até 3 alunos
1) Apresentar
um conjunto de até 12 fotografias, retratando o seu cotidiano, de modo a
comparar e mostrar as semelhanças e diferenças entre o seu modo de vida e o das
crianças apresentadas no documentário.
2) Pesquise 10 indicadores sociais e econômicos da Índia e faça uma descrição de sua atual situação socioeconômica.
3) Desenhe o mapa da ÁSIA, destacando a localização da Índia.
2) Pesquise 10 indicadores sociais e econômicos da Índia e faça uma descrição de sua atual situação socioeconômica.
3) Desenhe o mapa da ÁSIA, destacando a localização da Índia.
As fotos terão de ser entregues impressas ou digitalizadas? Qual o prazo estipulado para entrega?
ResponderExcluir